Talvez você já tenha tido sintomas como dor no pescoço, dor na região lombar com sensação de dormência, formigamento e dor que vai para os braços ou para as pernas. Esses são os principais sintomas da hérnia de disco.
A nossa coluna é formada por vértebras e cartilagens, que são os discos intervertebrais. Eles se situam entre as vértebras, com a função de promover a mobilidade da coluna e absorver impactos. Em determinadas situações esse disco intervertebral se desgasta e rompe a sua estrutura externa e o seu conteúdo interno que é gelatinoso, extravasa, comprime os nervos ou a medula.
Essa compressão dos nervos gera dor no pescoço, quando a hérnia é na região cervical ela irradia para os braços e mãos normalmente, mais de um lado do que do outro. Alterações de sensibilidade, fraqueza dos braços, a dificuldade para manusear objetos com as mãos, também podem ser os sintomas apresentados na Hérnia de Disco.
Quando ocorre na coluna lombar, o paciente apresenta crises agudas de dor nas costas que irradiam para as pernas, mais frequentemente na região posterior das pernas, podendo ir até os pés.
Os principais fatores de risco para a formação de uma hérnia de disco são as predisposições genéticas, mas existem os fatores ambientais também, como tabagismo, envelhecimento, excesso de carga ou peso excessivo, postura inadequada e movimentos repetitivos são algumas das causas.
Se você já teve esses sintomas, procure um médico.
O diagnóstico pode ser feito considerando as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico, exames como raio-x, tomografia e ressonância magnética da coluna, ajudam a determinar o tamanho e a localização da hérnia. Felizmente, a grande maioria dos pacientes com hérnia de disco melhoram com o tratamento conservador, com medicações analgésicas, anti-inflamatórios e sessões de fisioterapia. Infiltrações na coluna também podem auxiliar no controle das dores.
A cirurgia está indicada apenas para os pacientes que não melhoram com remédios que apresentam perda de força progressiva, perda de sensibilidade e muitas vezes até dificuldade urinária.
Para prevenir a Hérnia de Disco, é necessário desenvolver hábitos saudáveis de vida, tais como evitar o tabagismo, a redução de peso, a prática regular de atividade física e a realização de exercícios com alongamento e exercícios que fortalecem a musculatura abdominal e paravertebral. É necessária a correção postural, tudo isso ajuda a prevenir as doenças da coluna.