Explorando os Tipos de Dor de Cabeça e Cuidados Essenciais com o Dr. Lucas Ferreti, Neurologista Especializado

Tempo de leitura: 2 Minutos

Durante a vida, 90% das pessoas terão um episódio de dor de cabeça. Seja pelo estresse do trabalho, seja por ter exagerado na bebida alcoólica no fim de semana. Tem gente que tem certeza de que a dor de cabeça dela é devido àquele chocolate que comeu a mais ou então pelo perfume adocicado da colega de trabalho.

Você sabia que, de acordo com última classificação internacional de cefaleias, existem mais de 200 tipos de dores de cabeça! Desde dores de cabeça tensionais, decorridas do estresse do dia a dia, passando pelas dores causadas por sinusites e alterações na visão, até dores de cabeça graves como as causadas por tumores e aneurismas.

A dor de cabeça mais comum é cefaleia tipo-tensão, ou popularmente chamada de dor tensional. Uma dor em pressão na cabeça toda, como se tivesse uma faixa apertando, que acontece mais ao final do dia. E apesar de não ser a mais comum, a enxaqueca é uma das dores de cabeça mais incapacitantes. Ela atinge 30 milhões de brasileiros e suas crises podem ser tão intensas que você pode perder dias de trabalho, não conseguir cumprir compromissos com a família ou até mesmo não conseguir sair de casa pelo incomodo com a luz. Ela é 3 vezes mais comum em mulheres e acontece especialmente entre os 25 e 45 anos.

Há alguns sinais de dores de cabeça que você deve ficar atento como dores de cabeça súbitas e intensas, dores associadas com tonturas e desmaios ou quando há perda de força nos braços ou boca torta. Além desses sintomas, se você nunca teve dor de cabeça na vida ou se ela está muito diferente das dores habituais que você já teve, você deve procurar um especialista. Dessa forma, você terá o tratamento adequado e direcionado para o seu tipo de dor.

Pare quem tem dores de cabeça, especialmente enxaqueca, é importante manter uma alimentação saudável, manter-se hidratado, ter uma boa qualidade de sono, saber cuidar do estresse e fazer atividade física regularmente.

E a qualquer sinal de uma dor de cabeça diferente procurar um neurologista.

Texto: Dr. Lucas Ferreti – CRM-PR 33605 / RQE 26683 / RQE 24950 – Neurologista com área de atuação em tratamento das dores de cabeça (enxaqueca, cefaleia em salvas), dores neuropáticas, neuralgias (neuralgia do trigêmeo, neuralgia pós herpética) e outras dores crônicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo