Brasil ultrapassa 670 mil pacientes tratados com cannabis medicinal
A NeuroDOC, destaca o avanço no uso da cannabis medicinal no Brasil, que alcançou a marca de 672 mil pacientes tratados com produtos à base dessa substância. Esse dado, divulgado pela Agência Brasil, reflete a eficiência terapêutica da cannabis.
Com o suporte da regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os medicamentos à base de cannabis têm se tornado cada vez mais acessíveis e seguros. Essas soluções são indicadas para o tratamento de diversas condições, como epilepsias refratárias, dores crônicas, transtornos de ansiedade e doenças neurodegenerativas, etc.
A Dra. Ana Carolina Andrade, neurologista da NeuroDOC explica que o canabidiol pode ser utilizado no tratamento de inúmeras doenças, como na epilepsia e na esclerose múltipla.
“O canabidiol pode ser usado nas epilepsias como adjuvante ao tratamento, ainda não como monoterapia. Ou seja, uma pessoa com diagnóstico de epilepsia inicia o tratamento com um fármaco anti crise, e, caso haja necessidade de acrescentar outra medicação, pode-se utilizar o canabidiol, que possui efeito anticonvulsivante. Além disso, alguns pacientes com esclerose múltipla que apresentam espasticidade, endurecimento de um membro, como uma perna ou um braço, também podem se beneficiar do canabidiol para aliviar esse endurecimento. Pacientes com dores crônicas, de modo geral, também podem encontrar alívio com o canabidiol.”
A médica ainda destaca outras possibilidades de uso do canabidiol em neurologia.
“Em casos off-label — onde não há estudos amplos e conclusivos, mas experiências iniciais promissoras —, o canabidiol pode ser uma opção, desde que médico e paciente estejam cientes das expectativas e limites do tratamento. Alguns exemplos incluem insônia, agitação comportamental e agressividade em quadros de demência.”
A especialista da NeuroDOC, ainda reforça que o aumento no uso da cannabis medicinal representa um marco importante na eficiência, mas ressalta que o medicamento ainda não atingiu o ápice de uso no Brasil.
“Existem várias formas e apresentações do Canabidiol, todos eles derivados da mesma planta mas são formas diferentes de processamento. Não é um tratamento ainda muito comum é um tratamento que nos últimos anos vem se falando bastante pela sua segurança, e eficácia, mas não muito acessível, tanto por desconhecimento dos profissionais, quanto pelas indicações que muitas vezes não tem tudo bem definido, principalmente se comparando o canabidiol com as medicações padrão ouro que já existem para determinadas doenças e também pelo custo que ainda é um custo elevado”.
Sobre a NeuroDOC
A NeuroDOC é uma clínica especializada em neurologia, que oferece atendimento de excelência em diversas áreas, como epilepsia, distúrbios do sono, doenças neurodegenerativas e neurologia vascular. A clínica conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais altamente qualificados e experientes, que se dedicam a proporcionar um atendimento humanizado e personalizado aos seus pacientes.
Informações para a imprensa:
Suelen Rocha / Relações Públicas
(41) 98508-4013
Caio Vinicius / Jornalista
(41) 98421-4445
E-mail: contato@rocharock.com.br
Mais informações: @neurodocbatel