A cantora, Celine Dion, revelou recentemente em um documentário que enfrenta a Síndrome da Pessoa Rígida, uma doença neuromuscular rara e debilitante que afeta o sistema nervoso central. Caracterizada por espasmos musculares involuntários e intensamente dolorosos, rigidez progressiva, comprometimento da fala e da respiração.
Essa doença tem causa autoimune, ou seja, o sistema imunológico do corpo ataca células saudáveis. De acordo com a neurologista da clínica NeuroDoc, Dra. Hanaiê Cavalli (CRM 30.905/ RQE 20.298, os pacientes acometidos apresentam dores intensas e prejuízos nos movimentos.
“A Síndrome da Pessoa Rígida é autoimune. Essa doença causa espasmos musculares dolorosos e involuntários semelhantes a câimbras que podem ocorrer em qualquer parte do corpo como abdômen, tronco, membros e face. Também ocorre a redução da mobilidade corporal com desequilíbrio na caminhada, além de alteração da fala.” destacou a neurologista.
A síndrome é considerada rara por acometer 1 a 2 pessoas a cada 1 milhão de habitantes.
Não existe cura para o problema.
“O tratamento consiste em amenizar os sintomas através de relaxantes musculares, utilização de aplicação de toxina botulínica e medicamentos como Pregabalina e Gabapentina. Também são utilizados imunossupressores para modular o ataque da doença. O paciente é orientado a realizar terapias reabilitativas como acupuntura, hidroterapia e outras”, reforçou a médica.
O diagnóstico da Síndrome da Pessoa Rígida é um evento desafiador que exige experiência médica e conhecimento técnico.
Para o paciente, sem dúvidas, é um momento emocionalmente exigente em que o suporte da família, amigos e outros grupos de apoio é essencial.
Sobre a NeuroDoc
A NeuroDOC é uma equipe formada por médicos neurologistas e neurocirurgiões, que tem como objetivo oferecer assistência especializada, individualizada e de qualidade aos pacientes. Com ampla experiência e conhecimento, a equipe da NeuroDOC abrange uma variedade de abordagens terapêuticas e técnicas cirúrgicas de última geração, além do investimento em tecnologia de ponta para aprimorar os exames diagnósticos. Nas intervenções cirúrgicas, são empregadas técnicas modernas visando minimizar riscos e proporcionar bons resultados com o menor tempo de recuperação possível. Além dos cuidados médicos, a NeuroDOC enfatiza a importância da prevenção e do bem-estar geral dos pacientes. A equipe promove, juntamente com os hospitais, ações de conscientização das principais doenças neurológicas, além de palestras e cursos tanto para o público leigo como para os profissionais de saúde.
Informações para a imprensa:
Suelen Rocha / Relações Públicas
(41) 98508-4013
Caio Vinicius / Jornalista
(41) 98421-4445
E-mail: contato@rocharock.com.br
Mais informações: @neurodocbatel