Imagine que você está passando por um procedimento de tratamento de canal dentário então sente uma forte dor diferente de tudo que você já conheceu: uma espécie de choque, intenso, no fundo do seu dente e de curta duração e que apesar de rápido é o suficiente para você lembrar bem dessa dor nos próximos dias.
Agora imagine que você tem essa dor não apenas nos seus dentes, mas também em sua gengiva e não apenas limitada à dentro da sua boca, sua bochecha e rosto também são alvos – e você não sente essa dor apenas uma vez, mas cerca de 30-40 até mesmo 100 vezes ao dia – todos os dias! A partir daí imagine como atos simples: escovar os dentes, comer, sentir uma leve brisa em seu rosto passam a desencadear essa intensa dor, com óbvias e graves consequências para todo o seu dia a dia.
Este triste cenário é a realidade de aproximadamente 50.000 brasileiros que convivem diariamente com o diagnóstico de Neuralgia do Trigêmeo – muitos destes que sequer sabem serem portadores da doença – uma condição que apesar de pouco frequente é uma das principais causas de dor facial grave na população – ocasionando perda de dias de trabalho, problemas de sono, piora na qualidade de vida e aumento de risco de adoecimento mental.
Esta doença se caracteriza por dores do tipo choque, queimação ou pontadas, de curta duração mas forte intensidade, acometendo a face principalmente na região da bochecha, dentes e mandíbula (território de inervação de ramos do nervo Trigêmeo); apesar de muitas vezes não se ter uma causa clara de sua origem existem diversos tratamentos disponíveis: medicamentos, infiltrações, uso de toxina botulínica e até mesmo abordagens cirúrgicas; permitindo à estes pacientes uma vida sem dor e com melhoria de qualidade de vida.
Caso você, ou algum conhecido, apresente sintomas semelhantes, procure seu médico ou um neurologista especialista em dor para lhe auxiliar no diagnóstico e tratamento desta condição grave, mas tratável!
Texto: Dr José Lucas Malosti Teodoro Rodrigues – Neurologista – CRM 49.121 / RQE RQE 30.460 / 30.694 – Área de atuação em Dor. Neurologia geral e tratamento de cefaleia, dor oncológica, fibromialgia, entre outras dores.